Diretoria realiza mais uma Quinta-Encontros

27/03/2017

A diretoria da Adufs fará, no dia 30 deste mês, a primeira Quinta-Encontros do ano. Através da exibição do documentário Para Além dos Seios, do diretor e cineasta baiano Adriano Big, que irá compor a mesa do evento, será fomentado um debate sobre a luta das mulheres por respeito e igualdade de direitos. A professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Fernanda Rebelo, também integrará a mesa, que ocorrerá às 16h, no Auditório 3, Módulo IV.

Os participantes da Quinta-Encontros serão animados pela banda Estéreo Polifonia, formada somente por mulheres. A diretoria da Adufs entende que a atividade é um momento não só para debates sobre variadas temáticas, mas de descontração e confraternização entre os professores.

Segundo Elson Moura, diretor da Adufs, “será uma ótima oportunidade para mais uma vez pensarmos soluções para uma das expressões singulares da exploração de classe, ou seja, o machismo”.

O documentário
Lançado em 2016, o documentário Para Além dos Seios, do cineasta e diretor Adriano Big, possui 75 minutos. A partir de entrevistas e depoimentos, aborda temáticas como mastectomia, assédio e violência contra a mulher, feminismo, sexualização do feminino, ditadura da imagem, cirurgias estéticas, amamentação, aborto, opressão das ideologias religiosas sobre os corpos, além de o empoderamento feminino. O documentário foi a maior bilheteria da SaladeArtes do Cinema do Museu, em Salvador, ano passado, nas seis primeiras semanas que ficou em cartaz.

Natural de Salvador, o cineasta Adriano Big, 44 anos, é Bacharel Interdisciplinar em Artes com área de concentração em Cinema Audiovisual pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde também foi professor substituto. Além de dirigir o documentário Para Além dos Seios, foi diretor de duas ficções em curta-metragem: A Melhor Idade, premiado em festivais baiano e brasileiro, além de A Cartomante, premiado no Festival de Cinema Baiano (Feciba).  

Leia Também