Governo Temer anuncia projeto que regulamenta o direito de greve

20/02/2017

O presidente Michel Temer anunciou à imprensa, na última segunda (13), que enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei regulamentando a lei de greve no serviço público para tentar impedir a paralisação dos serviços essenciais à população que, segundo o gestor, têm sido prejudicados pelas mobilizações das diversas categorias. Também não hesitou em dizer que o governo federal decidiu colocar as forças armadas à disposição em qualquer hipótese de desordem nos estados. Prevista na Constituição Federal, até hoje a paralisação não foi regulamentada pelo Legislativo.

Com a proposta, o governo Temer não deixa dúvidas o empenho em tentar sufocar as mobilizações dos trabalhadores e criminalizar os movimentos sociais. O que ocorreu nos estados do Espírito Santo, com a descaracterização do movimento grevista dos policiais, e no Rio de Janeiro, onde há o massacre dos servidores que lutam contra a retirada de direitos garantidos por lei, é um claro exemplo de como o PL poderá ser aplicado no país.

A diretoria da Adufs entende que a proposta é um ataque ao direito de greve, que se caracteriza como a alternativa que o servidor dispõe para lutar contra a falta de diálogo por parte dos governos. “A proposta visa frear as mobilizações que virão em resposta ao conjunto de investidas contra os trabalhadores. Não podemos permitir o avanço do PL”, disse Gean Santana, diretor da Associação. 

Ascom Adufs, com informações de O Globo.

Leia Também