Terceirizados do setor de jardinagem e manutenção recebem parte dos salários em atraso

20/02/2017

Após dois meses de atraso, os terceirizados do setor de jardinagem e manutenção da Uefs receberam os salários, vale-transporte e ticket-refeição referente a dezembro de 2016. A previsão é que janeiro deste seja depositado na conta bancária dos funcionários até o final desta semana. Seguem sem o pagamento do último mês do ano passado os trabalhadores da limpeza, telefonia e as merendeiras, que devem receber também nesta semana, segundo a Unidade de Infraestrutura da universidade (Uninfra).

A suspensão dos salários dos trabalhadores terceirados, uma constante na instituição, é culpa do governo Rui Costa, que usa o discurso de crise nas contas públicas para negligenciar o financiamento do setor público e desrespeitar os direitos trabalhistas. Por outro lado, incoerentemente, comemora o uso de R$ 69 milhões dos cofres públicos no Carnaval de Salvador deste ano, o que deixa claro que a prioridade é atender aos interesses dos grandes investidores, em detrimento do sacrifício da população.

Por conta da política do governo, as universidades estaduais baianas enfrentam uma grave crise financeira. Diante do atual cenário, que exigirá intensa mobilização dos professores, estudantes e técnico-administrativos, a diretoria da Adufs alerta a comunidade acadêmica para a importância de fortalecer a luta em defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores.

Leia sobre a mobilização feita na última semana pelos terceirizados.

Leia Também