Comitê Local faz um balanço das ações de 2016

22/12/2016

O Comitê Local em Defesa da Educação Pública reuniu-se no dia 19 deste mês para fazer o balanço das atividades desenvolvidas em 2016 e discutir a agenda de atividades para o ano seguinte. Os componentes do grupo avaliaram que houve avanço na luta em defesa da pauta, principalmente por conta da ampliação da participação em mobilizações e em espaços públicos de debate sobre o tema. O próximo encontro está marcado para o dia 14 de janeiro de 2017, em local e horário a serem definidos.

“Iniciamos as atividades com uma grande mobilização na SEC, em abril de 2015. Naquele momento, demarcamos politicamente o caráter classista do Comitê”, disse Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs e membro do Comitê Local e Estadual.

Entre as propostas debatidas para o próximo ano está a aproximação com os trabalhadores da educação básica de Feira de Santana. Ainda segundo Edson do Espírito Santo, para o ano de 2017 será necessário mobilizar escolas, universidades e espaços de articulação política para o enfrentamento dos desmandos ocorridos com a aprovação do Plano Municipal de Educação, que desconsiderou o amplo debate ocorrido na Conferência Municipal, em 2015. Também será necessária a construção de uma agenda de lutas contra a mercantilização da educação, a reforma do ensino médio, o nefasto projeto Escola sem Partido, além de uma discussão sobre a possibilidade de encampar com outros setores um espaço amplo que coloque na pauta do dia a construção de uma greve geral.  

Leia Também