Assembleia dos professores mantém proposta de reabertura do self-service

09/08/2012

A assembleia extraordinária dos professores da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), que contou com a participação de 61 docentes, na quarta-feira (08/08), decidiu pela reabertura imediata do self-service. Foi considerado que o período proposto inicialmente, de 90 dias, para aceitação do seu fechamento, foi atropelado pela decisão da assembléia dos estudantes, ocorrida em 6 de julho, de manter a reivindicação do fechamento imediato do self-service sem prazo nenhum sequer para a sua realocação. A reitoria da universidade e demais categorias serão comunicadas oficialmente sobre a decisão dos docentes.

A assembleia ainda aprovou a realização de ações entre as três entidades (Adufs, Sintest e DCE) junto ao governo do Estado para reivindicar mais verbas para as universidades estaduais baianas. Atualmente, o governo destina cerca de 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI) às universidades, o que inviabiliza projetos de expansão universitária e o reajuste salarial dos docentes.  

A formação da comissão responsável pelo processo eleitoral para a próxima diretoria da Adufs, conforme prevê o regimentofoi o segundo ponto de pauta da assembleia dos professores. Foram eleitos os professores Delmar Carvalho (DTEC), Gracinete Bastos (DEXA) e Elizete da Silva (DCHF).  Em breve, será divulgado o cronograma, com os prazos para inscrição de chapas, campanha e a votação. O mandato da atual diretoria vence em novembro deste ano.

 A assembleia dos professores, que também apreciou os informes da diretoria, aconteceu no auditório 2, no módulo I da Uefs.

PARECER DA GEPRO

Além da proposta aprovada pela assembleia, os professores apreciaram o parecer da GEPRO (Gerência de Projetos e Obras). Os docentes concluíram que não valeria a pena acatar nenhuma das duas alternativas, visto que ambas, além de serem provisórias, como são as instalações atuais, significariam um investimento alto injustificadamente. Foi considerado, nesta perspectiva, que o mais adequado é reabrir o existente, agilizar as obras para a construção das instalações permanentes e fazer nova licitação, separando bandejão e self-service.

Leia Também