Professores aprovam paralisações para outubro e greve geral em novembro

20/10/2016

A assembleia dos professores da Uefs, realizada nesta quinta-feira (20), aprovou a suspensão das atividades acadêmicas com ato público na próxima terça (25) e quarta-feira (26), mais uma panfletagem no pórtico da universidade, sem a interrupção dos trabalhos, no dia 24, a partir das 7h, para fortalecer as mobilizações realizadas em todo o país contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que deve ser votada na Câmara dos Deputados nesta data. Também foi aprovada a deflagração da greve geral com paralisações em 11 e 25 de novembro.

O protesto da próxima terça (25) endossa o Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos, convocado pelas centrais sindicais e pelo Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para barrar os constantes ataques do governo ilegítimo de Michel Temer ao setor público e aos direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores. A Adufs, endossando a proposta construída com um conjunto de entidades sindicais e movimentos sociais de Feira de Santana, integrará a manifestação marcada para ocorrer às 11h, em frente ao Núcleo Regional de Educação (antiga Direc).

Em todo o país, trabalhadores e estudantes irão às ruas com o objetivo de lutar contra a aprovação das reformas previdenciária e trabalhista; a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241; o Projeto de Lei 257/2016; os projetos relacionados ao Movimento Escola sem Partido; a terceirização e a reforma do Ensino Médio.

Dia 26 de outubro
Na quarta-feira (26), Dia de Luta em Defesa das Universidades Estaduais da Bahia e dos Direitos Trabalhistas, professores, alunos e técnico-administrativos das quatro instituições farão um ato público na Secretaria da Educação (SEC) e na Assembleia Legislativa (AL-BA).

As categorias reivindicarão a reunião solicitada ao secretário da SEC, Walter Pinheiro, em documento protocolado no dia 17 deste mês, para a discussão da pauta. Além disso, uma comissão irá aos gabinetes dos deputados cobrar-lhes o compromisso com a defesa da ampliação de recursos financeiros para as universidades estaduais. Na manifestação, ainda será denunciada a intensificação da precarização das relações de trabalho e das condições de estudo nas instituições.

As mobilizações do mês de outubro fazem parte das atividades preparatórias para a deflagração da greve geral.

AGU
A proposta aprovada na assembleia desta quinta (20) é que as três categorias que compõem a comunidade acadêmica se reúnam em Assembleia Geral Universitária (AGU) antes do dia 11 de novembro. Na ocasião, será discutida a situação das universidades e os próximos passos da luta.

Greve geral
A greve geral está sendo construída coletivamente através de amplo debate em todo o Brasil. A diretoria da Adufs avalia que diante da tentativa do governo ilegítimo de Michel Temer de implementar as reformas trabalhista e fiscal, a deflagração do movimento em várias categorias do serviço público e privado, nos dias 11 e 25 de novembro, é uma demonstração da insatisfação com os ataques.

Rumo à greve geral!

Congresso do ANDES-SN
Durante a assembleia foram eleitos os delegados para o 36º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá entre 23 e 28 de janeiro de 2017, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além do professor Gean Santana, indicado pela diretoria da Adufs, participarão os professores Geraldo Ferreira, Vagner Alves, Fábio Nunes, Sarah Rios, Gracinete Souza e Fabiana Cristina Bertoni.

A eleição para a escolha da nova diretoria da Adufs, biênio 2016-2018, também esteve na pauta da assembleia. Leia as informações sobre o processo eleitoral no site da Adufs.  

Leia Também