Educação em greve: Universidades, IFETs e educação básica na Bahia

25/07/2012

Depois de ouvirem dos dirigentes sindicais que os docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) rejeitaram por unanimidade e de maneira categórica a proposta do governo, representantes do Ministério do Planejamento e da Educação presentes na reunião de segunda-feira (23) com as entidades sindicais aceitaram marcar para terça-feira (24), uma nova reunião para avaliar as críticas e sugestões apresentadas.

“Eles, os representantes do governo, se mostraram surpresos com o rotundo não que a categoria deu à proposta, mas, ao final da reunião, aceitaram ‘processar’ nas esferas internas do governo os argumentos colocados pelas entidades e ficaram de dar uma resposta”, informou a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, ao grupo de professores que acompanhou a reunião do lado de fora do Ministério do Planejamento.

Na Bahia, após assembléia realizada terça-feira (24), os professores da rede estadual de ensino da Bahia decidiram pela manutenção da greve. Na última sexta-feira (20), os grevistas desocuparam a Assembléia Legislativa. Para prestar solidariedade ao movimento, estiveram presentes no momento da desocupação representantes das quatro ADs e do ANDES SN, que fizeram pronunciamentos e denunciaram o descaso dos governos federal e estadual para com a educação pública.

A categoria docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) continua em greve, mesmo após os reitores terem notificado judicialmente os diretores das ADs, dos DCEs e dos Sindicatos dos Servidores. Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) a greve também continua e as paranaenses fazem Dia de Paralisação ameaçando greve por tempo indeterminado a partir de agosto.

Leia Também