Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é tema de seminário

29/08/2016

Aconteceu nos dias 25 e 26 deste, o I Seminário sobre a Visibilidade Lésbica, na sede da Aduneb, em Salvador. O evento discutiu a importância do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, lembrado em 29 de agosto. O objetivo da atividade é dar visibilidade e repercutir os problemas que existem dentro e fora da universidade, relacionados à ofensiva conservadora.

Embora haja uma marcante opressão social, o Seminário ressaltou as significativas conquistas pela(o)s lutadora(e)s do movimento. A continuidade da luta é impulsionada pelas vitórias, a exemplo do avanço relacionado à utilização do nome social e da inclusão de travestis e transexuais na Lei Maria da Penha. Também foi abordada no debate a necessidade de respeito à diversidade e a interseccionalidade que existe dentro do próprio movimento.

Conforme deliberação do 61º CONAD, as seções sindicais do ANDES-SN realizam ações com o intuito de fortalecer a luta contra a opressão machista, racista e homofóbica. A Adufs integra o Grupo de Trabalho Política de Classe para as questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual do ANDES-SN (GTPCEGDS), participando e compondo debates sobre a diversidade sexual.

Fonte: Aduneb e CSP CONLUTAS, com edição.  

Leia Também