Professores das universidades estaduais organizam ato para o dia 24 de maio

17/05/2016

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) farão ato público em diversas cidades da Bahia, no dia 24 deste, com o objetivo de forçar o governo Rui Costa a abrir a mesa de negociação para discutir a pauta de reivindicação protocolada há cinco meses. Também será denunciada a omissão do Fórum de Reitores aos constantes ataques às instituições (Leia matéria). Em Feira de Santana, o protesto será realizado às 9h, em frente à Prefeitura Municipal. Como não houve quórum para a realização da assembleia que tinha como ponto de pauta a paralisação das atividades acadêmicas na Uefs, os trabalhos seguem normalmente. (Leia a nota publicada no dia 12 deste mês)

Ainda como parte da mobilização, as ADs organizarão uma aula pública, dia 23, sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. O PL prevê medidas nefastas que ameaçam direitos básicos dos servidores públicos no âmbito federal, estadual e municipal, a exemplo do congelamento dos salários por tempo indeterminado, da suspensão dos concursos públicos, do não pagamento de progressões e de outras vantagens (como gratificações) e da destruição da previdência social. Um PL, segundo a diretoria da Adufs, associado a uma política econômica que prevê o pagamento da dívida pública, em detrimento do aumento dos cortes no orçamento das políticas sociais.

O PLP do governo federal, somado às investidas do governo Rui Costa contra os trabalhadores e as Ueba, como o corte no adicional de insalubridade, a negativa em conceder o reajuste linear e em autorizar a realização de concurso público para a contratação de professores e técnico administrativos, confirmam o que vem sendo defendido pelo MD, que é a necessidade de articulação e fortalecimento da luta classista.

A mobilização dos professores das universidades estaduais, que terá programação específica em cada campi, foi encaminhada durante a reunião do Fórum das ADs, segunda-feira (16). Ela integra a Semana de Luta Unificada do Setor das Instituições Estaduais Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do Andes-SN, que será realizada de 23 a 27 de maio deste, por mais verbas para os serviços públicos de qualidade, contra o arrocho salarial e o sucateamento das instituições educacionais.  

Leia Também