Protesto reúne servidores na Governadoria

05/05/2016

Os servidores públicos da Bahia fizeram um protesto na Governadoria, quarta-feira (4), contra o projeto de lei 257/2016 e pelo pagamento do reajuste linear. Os representantes do Fórum das ADs presentes na mobilização criticaram duramente o governo Rui Costa e convocaram os trabalhadores para a construção da greve geral, proposta corroborada pelas diversas categorias.

Durante o ato, os docentes ressaltaram os ataques desferidos contra o setor público e os trabalhadores, ano passado, a exemplo da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 148/15, que legisla sobre cortes em concessões de vantagens para servidores que ocupam cargos temporários; e do Projeto de Lei (PL) nº 21.631/15, responsável por alterar as regras para concessão de férias, licença-prêmio e estabilidade econômica, além de extinguir a licença-sabática dos professores universitários. Também condenaram a negativa do governo em conceder o reajuste linear.

O ato público na governadoria fez parte das atividades definidas para o mês de maio pelo conjunto dos servidores públicos da Bahia contra os desmandos do governo.

Reajuste linear
Em entrevista à imprensa, na quarta (4), o governador Rui Costa (PT) afirmou que sequer corrigirá os salários dos servidores em 2016, cujos vencimentos apresentam perda de quase 13%, considerando a inflação de janeiro de 2015 a abril de 2016. O gestor argumenta que “não pode incorrer em improbidade administrativa, nem quer ter contas rejeitadas e ficar inelegível”.

O Fórum das ADs, que sempre se empenhou para a construção da luta unificada pelo pagamento da reposição inflacionária, estará presente na plenária dos servidores públicos do estado da Bahia, que se reúnem para planejamento das atividades no dia 17 de maio, às 14h, na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), em Salvador. 

Fonte: Aduneb, com edição 

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também