Ação da reitoria pela desocupação do RU termina com assembleia estudantil

11/07/2012

A comunidade acadêmica da Uefs foi surpreendida com uma ação da reitoria visando forçar a desocupação do restaurante e impedindo a entrada de membros do grupo auto intitulado rapinagem, na última quinta-feira (05/07). A ação consistiu em cercar o RU com grades, sob a vigilância da segurança patrimonial, impedindo a entrada dos estudantes que ocupam o espaço quase três meses, mas com a saída liberada. Também foi suspenso o fornecimento de água, luz e gás. Objetos, alimentos e água para beber circulavam pelas janelas. Desde o início, a ação contou com o testemunho de dezenas de professores, estudantes, técnico-administrativos, mais a representação da Adufs e do Sintest.

Segundo a reitoria, o objetivo era forçar a desocupação sem usar a polícia ou qualquer outro tipo de violência, que, até aquele momento, o DCE não havia conseguido realizar a assembléia para concluir as negociações, sistematizadas em uma minuta de Termo de Compromisso com a concordância da Adufs e do Sintest. Assim, de acordo com a Administração Superior, o intuito era preservar o interesse da maioria que quer a reabertura dos dois restaurantes, considerando que o grupo instalado no local recusava-se ao diálogo.

Ao final da manhã do dia 5 de julho, cerca de trezentos estudantes que acompanhavam os acontecimentos de perto se manifestaram contrários à ocupação e houve momentos de muita tensão. A partir daí, o DCE convocou uma assembleia para o dia seguinte (06) a fim de deliberar a posição dos estudantes. Nessa assembléia, bastante tumultuada, que desta vez contou com a participação do gruporapinagem, a maioria optou por não assinar o Termo de Compromisso.

Ao final desta assembleia, o DCE entregou ao reitor a contraproposta por escrito, com os mesmos pontos do Termo de Compromisso negociado, alterado apenas pela exigência da realocação imediata do self-service e acrescentando o item de que não haveria “futuras retaliações” por parte da reitoria contra os que participavam da ocupação. Ao receber o documento, o reitor comprometeu-se a entregá-lo para a avaliação da Adufs e Sintest, a convocar nova reunião com as três entidades para a tarde desta quarta-feira (11/07), mas adiantou que a decisão sobre a responsabilização dos estudantes que participam da ocupação cabia ao Conselho Universitário (CONSU).

Desde o início da ocupação, a diretoria da Adufs vem acompanhando as negociações no intuito de contribuir com a normalização do serviço no RU e do self- service, haja vista a quantidade de pessoas que dele necessitam. Na segunda-feira (9), a Adufs voltou a discutir o assunto com o Sintest e DCE, quando seus representantes avaliaram a situação, mas reconheceram estar amarrados nas decisões de suas respectivas assembléias. No caso dos docentes, a categoria decidiu em assembléia, dia 31 de maio, posicionar-se contra o fechamento do self service, ressalvando, entretanto, que se isso fosse necessário temporariamente, até sua realocação para outro espaço dentro do campus, o prazo seria de até três meses.

Leia Também