Nova diretoria do ANDES-SN toma posse na abertura do CONAD

27/06/2012

Docentes de diversas partes do país reuniram-se em Parnaíba (PI), durante o 57º Conselho Nacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). A posse da nova diretoria da entidade, que assume a pasta durante o biênio 2012-2014, marcou o início dos trabalhos.

Os professores Gean Cláudio de Souza e Gracinete Bastos, ambos da Uefs, foram empossadosvice-presidente da diretoria nacional do ANDES e 2ª tesoureira da regional Nordeste III, respectivamente. A regional III é formada pelos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. “O CONAD discutiu e aprovou uma moção de apoio à greve dos professores da educação básica na Bahia”. informou Gean Cláudio de Souza.  

O encontro aconteceu entre os dias 21 e 24 de junho, quando houve a leitura da Carta de Parnaíba. O documento destaca a história de lutas da cidade sede do encontro e inclui os temas trabalhados durante o 57º CONAD, que discutiu os planos de luta geral e setoriais do ANDES-SN e a participação do Sindicato Nacional na CSP-Conlutas, aprovou as contas do sindicato e finalizou a atualização do Caderno 2 – Proposta do ANDES-SN para a universidade brasileira, com a aclamação do texto-documento de Ciência e Tecnologia.

A Carta de Parnaíba destaca ainda que o 57º CONAD aconteceu em meio a uma grande mobilização da educação superior, com a greve nas IFES e também em algumas universidades estaduais, a exemplo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O CONAD também aprovou a realização do X Encontro das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e das Instituições Municipais de Ensino Superior (IMES), no final de setembro, mais o Encontro Intersetorial (IEES, IMES, IPES E IFES), no mês de novembro

O encontro contou com a participação de 44 delegados e 54 observadores de 46 secções sindicais, mais 33 diretores do ANDES-SN e dois convidados, o que totalizou 133 participantes.

Leia Também