Fórum das ADs protocola pauta de reivindicações e pede audiência nesta quinta (14)

12/06/2012

Em continuidade à construção da campanha salarial 2012 e à luta em defesa da autonomia universitária, o Fórum das ADs estará, nesta quinta-feira (14), protocolando junto às Secretarias da Educação (SEC) e Administração (SAEB) e à Casa Civil, a pauta de reivindicações para 2012. A pauta, amplamente debatida nas assembleias dos docentes das quatro universidades estaduais da Bahia, inclui reajuste salarial de 28% - referentes à equiparação com os salários pagos a docentes nas cearenses, atualmente os maiores dentre as universidades estaduais nordestinas-, revogação da lei 7.176/97, garantia de autonomia didático-científica, administrativa, e de gestão financeira e patrimonial das universidades estaduais, considerando, no mínino, 7% da Receita Líquida de Impostos para o seu orçamento, com revisão do percentual a cada dois anos, e a condição de que o orçamento não seja menor do que o executado no ano anterior.

O cronograma de mobilização para este semestre será tema da próxima reunião do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (ADs). O encontro, que acontecerá na próxima sexta-feira (15), às 9h, na sala da Adufs, ainda discutirá o Seminário sobre Autonomia Universitária, campanha de mídia e Resolução COPE 123/2012.  

Para Gean Santana, coordenador da Adufs, “o protocolo significa, formalmente, o primeiro passo para dar início à negociação sobre as reivindicações. Entretanto, a garantia de que ela ocorrerá vai depender da pressão da categoria sobre o governo, da denúncia pública sobre a situação das UEBA e de comogoverno não nenhuma prioridade à Educação superior sob sua responsabilidade”, conclui.

Leia Também