Novo Coordenador da Codes se desresponsabiliza quanto ao PL de Autonomia

15/05/2012

Em reuniãna sexta (11), com o novo Coordenador da Codes/SEC, professor Nildon Pitombo, o Fórum das ADs foi informado por ele que somente a governadoria poderia prestar informações sobre o PL da Autonomia. Desde que esse projeto foi anunciado pelo governo, em setembro do ano passado, a categoria solicita que ele seja disponibilizado para ampla discussão da comunidade acadêmica.
De acordo com Nildon Pitombo, a produção do texto ainda não foi encerrada, mas a Saeb se reunirá somente com os reitores para tratar da questão, e, logo em seguida, enviará para a Assembleia Legislativa (ALBA). No entanto, após a pressão dos representantes do movimento, o coordenador da Codes concordou em buscar viabilizar uma reunião com Secretário de Administração para que o MD possa conhecer o PL da Autonomia e participar das discussões antes de enviá-lo à ALBA.
Para a diretoria da Adufs, a postura de Pitombo é, no mínimo, estranha: como ele assume a Coordenação da Educação Superior, órgão da SEC responsável por tratar das UEBA e, simplesmente, ele se desresponsabiliza sobre algo de tamanha importância como é a regulação da autonomia das UEBA? “Passamos meses cobrando a marcação de uma reunião com o governo e agora fomos atendidos. As reuniões previstas no acordo assinado no ano passado, após a greve, não são realizadas. Tudo isso demonstra a política do governo Wagner para as universidades. Não vamos aceitar que esse projeto, tão importante para as UEBA, seja votado sem que a comunidade participe e que não atenda as reais necessidades da universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma o coordenador da Adufs, Gean Santana. 

Leia Também