Fórum das ADs cobra atuação efetiva do Fórum dos Reitores sobre o PL de autonomia

25/04/2012

No último dia 16, na Uesc, o Fórum das ADs se reuniu com o Fórum dos Reitores para discutir as demandas orçamentárias das Universidades para este ano. Os representantes do Movimento Docente (MD) questionaram a postura dos Reitores diante do Projeto de Lei sobre autonomia, prometido pelo governo desde setembro do ano passado e que, até agora, não foi apresentado. Os reitores informaram não saber do teor do projeto de lei. Informaram também da realização de um estudo sobre crescimento orçamentário das Universidades Estaduais a fim de comprovar que percentual inferior a 7% não dará para cobrir as necessidades das UEBA.

Segundo o coordenador da Adufs, Jucelho Dantas, “O Governo anunciou que ia entregar o PL aos reitores, portanto, cabe a eles cobrarem, mas nada foi feito. Até o momento, a posição dos reitores tem sido dúbia. Parecem não estar preocupados com a possibilidade real de que ele signifique mais estrangulamento orçamentário. Não vemos nenhuma insatisfação sendo manifestada acerca dessa agressão às Universidades.” 

Sobre a Audiência Pública para a discussão do PL, os reitores disseram não ter recebido nenhum comunicado. “A audiência não passou de uma vaga notícia, pois ficamos sabendo através de conversas que ela iria acontecer, pois não nos enviaram nenhum convite formal e nem o aviso do adiamento da mesma”, informou a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, atual Coordenadora do Fórum de Reitores. Apoio para a necessidade de se fazer a Audiência Pública e a elaboração de uma agenda conjunta para 2012, entre reitores e docentes, foram as solicitações feitas pelo Fórum das ADs. Os reitores se comprometeram a analisá-las e darão uma resposta assim que possívelLeia mais.

Leia Também