Estudantes bloqueiam entrada da Uefs e recusam-se ao diálogo. Diretoria convoca assembleia da Adufs para terça (24)

18/04/2012

 

A comunidade acadêmica da Uefs foi surpreendida nesta segunda (16) com o bloqueio da entrada da universidade por um grupo de estudantes, autodenominado de “rapinagem”, que desde quinta (12) ocupavam o restaurante universitário. Isto após, na quarta, terem se servido no almoço do self service, ao lado do RU, sem fazer o devido pagamento. Segundo a reitoria, este grupo vinha fazendo algumas reivindicações, mas, inesperadamente, rompeu as negociações.

A Adufs, juntamente com o Sintest e o DCE, foi convidada a participar de uma reunião com a reitoria para discutir o assunto ainda na quinta. Após a tentativa em negociar as reivindicações, o grupo manteve-se ocupando o RU e, na madrugada da segunda, fecharam a entrada do campus, impedindo a passagem de qualquer pessoa. A reitoria, vários professores e a diretoria do sindicato tentaram retomar o diálogo, mas, durante a fala do reitor, o grupo de estudantes respondeu com o gesto de virar as costas.

O grupo reivindica, segundo nota distribuída na segunda, o fim do restaurante “self-service” para a ampliação do RU, a extensão da gratuidade para todos (as) os (as) estudantes, funcionamento do RU no final de semana e um modelo de gestão pública coerente com uma universidade pública. A reitoria também divulgou nota com suas propostas de negociação (ver aqui) e ontem, por solicitação dos manifestantes, apresentou um Termo de Compromisso (saiba mais).

A compreensão da diretoria da Adufs é de que reivindicações que tragam melhorias nas condições de permanência dos estudantes na Uefs são justas e legítimas. Entretanto, discorda do processo pelo qual o grupo suspendeu a negociação unilateralmente e de maneira isolada, sem ampliar a discussão com a comunidade estudantil, inclusive rechaçando a presença do DCE e recusando-se a participar da assembleia por ele convocada na tarde de ontem (17). Além disso, o reduzido grupo vem tendo várias atitudes desrespeitosas e antidemocráticas.

A Adufs continua acompanhando de perto esta movimentação e, mediante o impasse criado pelos estudantes, considera necessário que os docentes discutam a situação. Além de uma nota (leia aqui), a diretoria está convocando uma assembleia para o dia 24 de abril (terça), na Uefsàs 8h30 (edital aqui).

Leia Também