28/01/2021
Como resultado da unificação de agendas das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo à nível local e em conjunto com o Coletivo de Entidades, nesta quarta (27) foi realizada uma Plenária de Organização das Lutas Populares em Feira de Santana. Sob a palavra de ordem Fora Bolsonaro estiveram presentes representantes da APLB, Consulta Popular, CTB, CUT, Intersindical, PCdoB, PCO, PSB, PSOL, PT, PCB, Levante Popular da Juventude, Mandato Robinson Almeida, Mandato Silvio Dias, Mandato Zé Neto, MTD, Sindialimentação, Sintraf e Sinttel.
26/01/2021
Publicada nesta quinta-feira, 21, a 10ª edição do Boletim Direitos na Pandemia, uma iniciativa do Cepedisa (Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo), em parceria com a Conectas Direitos Humanos, revela a existência de uma estratégia institucional de propagação do Coronavírus, promovida pelo governo federal sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro.
26/01/2021
Como será o mundo no período pós-covid-19? Esse será o tema central da 20ª edição do Fórum Social Mundial, que acontece a partir deste sábado (23). A programação deste ano será composta por debates online, que abordarão temas como justiça social, meio ambiente e democracia. O ANDES-SN participará de dois painéis, nos dias 26 e 27 de janeiro.
26/01/2021
Criada em 2011 com o objetivo de dar suporte administrativo e recompor o financiamento do setor hospitalar que já acumulava dívidas milionárias com o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários, a Ebserh continua acumulando dívida quase dez anos depois, destruindo serviços de utilidade pública e precarizando relações trabalhistas.
26/01/2021
A vacinação no estado da Bahia teve início por Salvador com a imunização da enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, que trabalha no Hospital Couto Maia na linha de frente contra a Covid-19. Deisiane Tuxá, 31, do povo Tuxá, foi a primeira indígena vacinada no estado. Formada em enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em 2017, atualmente Deisiane Tuxá atua na Divisão de Atenção à Saúde Indígena ( DIASI) do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia ( DSEI) da Secretaria Especial de Saúde Indígena ( SESAI), com sede em Salvador. Ela é Enfermeira Responsável Técnica e trabalha com Monitoramento e avaliação de dados epidemiológicos, matriciamento das equipes, além de realizar visitas técnicas nos territórios.
18/01/2021
No último dia 07 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou no Diário Oficial a nomeação da professora Anaci Bispo Paim, Secretária de Educação do município. Para a diretoria da Adufs, as congratulações da Reitoria causam estranhamento justamente por se tratar da posse de uma secretária que historicamente vem trabalhando ao lado de grupos que desprivilegiam a classe trabalhadora, em especial, os profissionais da educação ao colocar em prática medidas que favorecem a precarização do trabalho docente, como o arrocho salarial.
18/01/2021
Enquanto muitos países iniciam o processo de vacinação em massa contra a Covid-19, as regiões mais pobres continuam sem previsão ou garantias para o início da imunização. Segundo dados coletados pelo grupo de pesquisa Our World Data, da Universidade de Oxford, mais de 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram administradas até o início de 2021 em cerca de 30 países em todo o mundo.
18/01/2021
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou, no último dia 4, os requisitos para autorizar o funcionamento e a permanência de polos de educação a distância (EaD) para a pós-graduação stricto sensu (PPGs). A medida determina as características necessárias para a abertura e manutenção de espaços para a realização de atividades presenciais de programas de mestrado e doutorado na modalidade EaD.
18/01/2021
Contra o governo Bolsonaro/Mourão, em defesa da vacinação gratuita e pelo direito da classe trabalhadora, centrais sindicais de todo país aprovaram um calendário de lutas que terá início nesta segunda (18) com o reforço pela emergência de um plano de vacinação eficaz para os municípios, com vacinação gratuita e para todos.
18/01/2021
Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização emergencial no Brasil das vacinas Coronavac e Oxford-AstraZeneca contra a covid-19. Logo após o anúncio, o estado de São Paulo deu início à vacinação aplicando a Coronavac em Mônica Calazans, enfermeira, negra, 54 anos, funcionária do Hospital das Clínicas, em São Paulo.