Ano X - Edição 446 - 06/02/2018
- Foto: Rafael Balbueno

Arrocho salarial é o maior em 20 anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, fechou 2017 com alta acumulada de 2,95%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado, combinado com a política do governo Rui Costa de achatamento dos salários, impôs aos professores das universidades estaduais baianas, de 2015 a 2017, uma perda de 21,1%. Este é o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos, segundo estudo realizado pela diretoria da Adufs.

A gênese do problema enfrentado pelos docentes parece ser a falta de vontade política do governador em tratar as demandas da categoria. Já em 2015, ano no qual assumiu o mandato, Rui Costa negou-se a garantir a reposição da inflação e a conceder aumento salarial. Em 2016, alegou que a Bahia, diante da crise econômica mundial, não teria condições financeiras de efetuar o reajuste linear. A justificativa do déficit nas contas públicas foi utilizada em 2017, quando mais uma vez o direito (pagamento da reposição) foi negado e o salário do servidor manteve a trajetória de perda crescente do poder de compra.

Agora, o cenário parece se repetir em 2018. Seguindo a prática dos três últimos anos, os gestores continuam com o silêncio sobre o pagamento da reposição inflacionária e do reajuste salarial. A pauta de reivindicações foi entregue em dezembro do ano passado. No documento, o Fórum das ADs exige, entre outras itens, a reposição integral da inflação referente aos anos 2015-2017, mas, até então, a categoria continua sem respostas.

É importante deixar claro que a reposição não é uma vantagem financeira para os servidores públicos, mas uma garantia de que seus salários não serão corroídos pela inflação. Está previsto na Constituição Federal e tem como data-base o mês de janeiro.

Trabalhador não é prioridade
A diretoria da Adufs entende que é incongruente o governo Rui Costa negar-se a garantir direitos previstos por lei aos servidores, manter o silêncio sobre a pauta 2018, porém anunciar investimentos vultosos que beneficiam aos grandes empresários, como o gasto de, aproximadamente, R$ 70 milhões no carnaval de Salvador deste ano. Pelo que indicam os fatos, os direitos dos trabalhadores têm sido negligenciados em função da prioridade dos gestores em conceder benesses à iniciativa privada. “O maior arrocho salarial em 20 anos. Essa será a marca deste governo”, avaliou o diretor da Adufs, Gean Santana.

Diante do recrudescimento dos ataques, o cenário que se avizinha exigirá força da categoria. Por isso, é importante que os docentes fortaleçam ainda mais o sindicato, colaborando com propostas e com a construção das mobilizações. Disposta à luta, a diretoria da Adufs, em conjunto com os diretores das demais associações docentes, irá intensificar as ações para forçar os gestores a apresentarem uma solução às pautas dos professores das universidades estaduais.

O que mais subiu em 2017
Com a inflação acumulada em 2,95%, ano passado, houve aceleração na taxa de itens essenciais à vida dos brasileiros e importantes na mesa de milhares de famílias. Os que tiveram maior variação de preço no ano, ou seja, que ficaram mais caros em 2017, foram os grupos de alimentos e bebidas, de -0,38% em novembro para 0,54% em dezembro, e de transportes, de 0,52% para 1,23%, no mesmo período.

Carnes, frutas, frango e pão estão na lista dos gêneros alimentícios que mais aumentaram de preços. Representam, respectivamente, um aumento de 1,67%, 1,33%, 2,04% e 0,67%. Com os índices, o poder de compra do trabalhador, já bastante penalizado por salários defasados, reduz drasticamente.

Leia também a matéria do Fórum das ADs.  

Compartilhe esta notícia!

JURÍDICO

Professores sindicalizados com a insalubridade suspensa em 2015 têm prazo para entregar documentação na Adufs

Os professores sindicalizados à Adufs que tiveram a insalubridade cortada pelo governo estadual, em novembro de 2015, devem procurar a secretaria da associação para a entrega de documentos. O prazo para que a documentação seja disponibilizada para o sindicato é de 15 dias úteis, contados a partir de quarta-feira (7).

Em posse dos dados, a empresa que presta serviço de contabilidade ao sindicato verificará se a quantia restabelecida equivale à paga no período da suspensão do adicional, além de calcular os valores retroativos ao período do corte e os vencimentos daqueles que se aposentaram após novembro de 2015. Há situações variadas e, para cada uma delas, serão adotadas medidas específicas.

Leia mais.

Compartilhe esta notícia!

UNIDADE INFANTIL

Creche da Uefs iniciará as atividades no dia 15 deste mês

Foto: Ascom/Adufs
Equipe planeja as atividades do ano

As atividades na creche da Uefs começarão no dia 15 de fevereiro, com os grupos 1, 2 e 3, turnos matutino e vespertino. Já o atendimento no berçário iniciará após a contratação dos educadores necessários ao quadro de pessoal e ao encerramento do processo seletivo realizado para o preenchimento das 32 vagas disponíveis para as crianças na unidade.

No momento, faltam ao quadro de funcionários uma lactarista e nove educadores. Integram a equipe um médico pediatra, um odontopediatra, dois técnicos de enfermagem, uma nutricionista, dois pedagogos, um coordenador administrativo, dois auxiliares administrativos, 15 educadores, dois agentes de limpeza, dois vigilantes, além dos funcionários da copa.

O processo seletivo para o preenchimento das 32 vagas disponíveis é para atender filhos ou dependentes de técnico-administrativos e docentes da Uefs.

Quadro de funcionários
O déficit no quadro de funcionários ocorre porque alguns candidatos aprovados no Processo Seletivo Reda, que previa vagas para a Creche, não entregaram à administração da Uefs a documentação necessária ao preenchimento do cargo ou não se apresentaram à universidade no prazo previsto no edital. As convocações continuarão até que o quadro fique completo.

Jornada Pedagógica

Com o objetivo de refletir sobre o trabalho pedagógico na educação infantil, a coordenação da Creche realizará até esta quinta-feira (8) a Jornada Pedagógica. São abordados temas relacionados diretamente com o trabalho realizado diariamente com as crianças, a exemplo das atribuições dos educadores, higiene bucal, noções sobre primeiros-socorros e informações sobre febre e refluxo. Também foi organizado o planejamento das atividades para o próximo mês. 

 

Equipe da Creche participa de Jornada Pedagógica

Foto: Sheila Pitombo

Compartilhe esta notícia!

PAGAMENTO RESTABELECIDO

Terceirizados da limpeza e de outros setores recebem salários referente ao mês de dezembro

Foto: Ascom/Adufs
Salário de janeiro vencerá nesta quarta

O salário referente ao mês de dezembro dos trabalhadores terceirizados que prestam serviço de limpeza à Uefs foram pagos na última quarta (31). Os vales transporte e alimentação do mês de janeiro também. A situação é a mesma para os funcionários dos setores de telefonia, suporte administrativo e apoio operacional.

Nesta quarta (7), quinto dia útil do mês, vencerá o salário referente ao mês de janeiro. A expectativa é que os terceirizados recebam os proventos até a próxima semana. 

Compartilhe esta notícia!


ANDES-SN

Entidades apontam data e programação para o III Encontro Nacional de Educação

Foto: ANDES-SN
Detalhes serão fechados em março

Representantes de diversas entidades sindicais nacionais e movimentos estudantis que compõem a Coordenação Nacional de Entidades Em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) se reuniram na última segunda-feira (5), na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF), para dar continuidade à organização do III Encontro Nacional de Educação, previsto para ocorrer no início do segundo semestre de 2018.

Foi indicado que a terceira edição do ENE tenha como tema “Por um projeto classista e democrático de educação” e seja realizada ou na Universidade Federal Fluminense (UFF) ou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 27 e 29 de julho. Os encontros regionais devem ocorrer entre os meses de maio e junho.

Na proposta de programação estão previstos um ato público, debates sobre Capitalismo e Educação, a Luta pela educação pública no Brasil, as lutas e experiências de Educação Popular no Brasil, além de grupos de trabalho e a plenária final que irá apresentar uma síntese dos debates e a proposta para um novo plano nacional de Educação da classe trabalhadora.

No dia 26 de fevereiro está prevista uma reunião da Conedep para discutir a divulgação do III ENE, com participação dos profissionais de imprensa das entidades, e no dia 17 de março será realizada uma reunião ampliada para fechar os encaminhamentos quanto ao local e programação, bem como para atualizar os eixos temáticos do ENE. 

Fonte: ANDES-SN, com edição.

Compartilhe esta notícia!

ANDES-SN divulga Carta de Salvador

Foto: ANDES-SN
A Adufs participou do encontro

O ANDES-SN divulgou a Carta de Salvador, documento que sintetiza as discussões e deliberações do 37º Congresso do Sindicato Nacional, realizado na capital baiana, entre os dias 22 e 27 de janeiro. Esta foi a edição na qual a Adufs contribuiu com a maior delegação.

O maior congresso da história do ANDES-SN, em número de participantes e de seções sindicais, reuniu, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), 415 delegados e 122 observadores, que representaram 82 seções sindicais espalhadas nas Instituições de Ensino Superior de todo o país.

O evento, instância máxima de deliberação do ANDES-SN, teve como tema “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma Universitária de Córdoba”.

Fonte: ANDES-SN, com edição.

Compartilhe esta notícia!


CSP-Conlutas

Central Sindical elabora materiais contra a Reforma da Previdência.

A CSP-CONLUTAS elaborou uma campanha contra a votação da Reforma da Previdência. As peças incluem cartaz, lambe-lambe, vídeo, adesivo e viral para serem trabalhados nas redes sociais.

A proposta é conscientizar os trabalhadores e a maioria da população sobre a gravidade desse ataque, bem como buscar construir as lutas, rumo à uma nova Greve Geral. A votação da Reforma da Previdência foi marcada pelo governo Temer para o dia 19 de fevereiro.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Compartilhe esta notícia!

Servidores federais definem Dia de Lutas contra a Reforma da Previdência

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizaram uma reunião ampliada em Brasília, nos dias 3 e 4 deste mês. Foi deliberado um calendário de ações para a luta em defesa dos serviços públicos e contra a Reforma da Previdência, que inclui a realização de um Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações, em 19 de fevereiro.

Os servidores presentes definiram que a palavra de ordem será “em defesa dos serviços públicos”, com foco na questão da Previdência. Outras pautas de luta serão: contra o desmonte dos órgãos públicos, pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95 e pela revogação da Reforma Trabalhista.

Entre os eixos específicos, os servidores reivindicarão correção salarial de 25,63%, baseado em dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o cumprimento de todos os acordos assinados em 2015 e a extensão do índice da Lei 13464/17 a todos os servidores federais.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Compartilhe esta notícia!

Junte-se e lute!

FILIE-SE À ADUFS

Sou filiado à ADUFS, pois, o Sindicato faz um importante papel de representação dos professores frente ao Estado da Bahia, seja nas questões salariais, seja nos demais temas de interesse da classe.


Agenor Sampaio Neto, professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS).

A força do sindicato está em seus/suas filiados (as) e na capacidade de defender os interesses da categoria. Desde a sua criação, em 1981, a Adufs tem pautado a luta em uma prática democrática, coerente e firme na defesa de um projeto de universidade pública.

Participar do sindicato é exercer cidadania, é ser sujeito da sua história. Para filiar-se é preciso preencher um formulário (aqui), autorizar o desconto mensal de 1% sobre os vencimentos, assinar e entregar na Sala da Associação, que fica no Módulo IV (MT 45) da Uefs.

Avenida Transnordestina, MT 45, Novo Horizonte
Campus Universitário - UEFS - CEP 44036-900 - Feira de Santana - BA
Tel: (75) 3224 - 8072 | 3224 - 3368
Email: ascomadufsba@gmail.com
www.adufsba.org.br

Facebook Twitter YouTube

Política de Privacidade | Unsubscribe
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia